segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ENTRE OS DENTES...

Aprendi com a Primavera a me deixar cortar e voltar sempre inteira.
Cecília Meireles

É Ano Novo e eu deveria fazer algum post falando dessas coisas de expectativas e tal. Pelo menos é o que 90% das pessoas estão fazendo agora... Mas, pra falar a verdade, eu ainda não amadureci meus desejos para este ano. Tô num mix de “faxinão” e “bode eterno”. Faxina de tudo que precisa ir para a lata do meu lixo sentimental e bode de todo o “mais do mesmo” da minha vida.
Ainda não tô vendo saídas muito nítidas no quesito “vou resolver as coisas”, e isso me desestimula um pouco na tarefa de fazer planos. Tá tudo muito nebuloso...

Além disso, ter vinte e poucos, muitas neuroses e pouco dinheiro têm me enlouquecido levemente nos últimos tempos.

Mas, na real, a pior loucura que eu tenho enfrentado é a falta de disposição. A pior parte tem sido encontrar um sentido em coisas que eu já não acredito mais. Isso é foda. Pode entrar 2010, 2011, 2050 que não vai ter jeito. Eu já sei o que eu preciso fazer. Só preciso renovar essa energia pra ter coragem.

Agora, neste exato minuto, lembrei-me de uma música dessas fodidas que entram na gente como uma faca, cortando carne, músculos e ossos.

É um poema belíssimo de João Apolinário, musicado pelo filho João Ricardo, e gravado em 1973 pelos Secos e Molhados. Interpretada divinamente por Ney Matogrosso. Ouvir essa música e não morrer é impossível. Já ouvi uma 853 vezes, e morri em todas. Dói pra caramba, mas é redentor.

Acho que todo começo de ano é um pouco assim pra mim... Eu tenho que morrer um pouco pra renascer com algum vigor.

E como diria meu velho amigo César Polvilho, ESCUTA, VAGABUNDO!
(Vai a letrinha de lambuja)

http://www.youtube.com/watch?v=oIbled8a3lY&feature=related


Quem tem consciência para ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E no centro da própria engrenagem
Inventa a contra-mola que resiste

Quem não vacila mesmo derrotado
Quem já perdido nunca desespera
E envolto em tempestade decepado
Entre os dentes segura a primavera.

3 comentários:

LU disse...

Achei a musica legal... ate' q eu a ouvi e a achei chata pra caramba!!!!

Joao Carlos

Eu, poetike! disse...

É johnny, gosto não se discute... Lamenta-se! kkkkkkkkkk
Amo-te!

LU disse...

Nenhum post hoje???
Ta' mo' nevasca aqui em Londres... perfeito pra ler seus textos!!!

bjsss