terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FICHAMENTO N.O 3


O velho e o mar, de Ernest Hemingway



Tô tensa.

É que criticar a Fernanda Takai, literariamente falando, não é a mesma coisa que criticar Ernest Hemingway. Ou é?

Bom, o que eu sei é que eu nunca havia lido nada do lendário escritor da geração perdida. Nadinha.

Então eu fui começar justamente por aquele livro que é considerado a sua obra-prima: O velho e o mar.... (ganhador, inclusive, do prêmio Pulitzer de 1953...)

Daí, vcs podem perceber o por quê da tensão...Simplesmente eu não tenho as melhores coisas a falar um livro que é considerado obra-prima de um autor que é considerado genial.

Mas graças ao grande Nelson Rodrigues eu posso ficar em paz comigo mesma, afinal “Toda unanimidade é burra!”.

Sinceramente: achei médio. Bem médio mesmo. (e agora que caiam as pedras na Geni ...rs)
É claro que ando desconfiando do tradutor, mas a probabilidade maior é a de que eu não gostei porque não gostei, e pronto.

A história é boa. O narrador tb. O ritmo é melhor ainda. É o tipo de livro que você lê com uma espada no pescoço. Dá até falta de ar, vez em quando.

Mas então o que foi que eu não gostei?
Deixa eu explicar isso aqui. O que me fez desgostar do livro não é algo que exista nele, mas é o que deixou de existir... Sério.
Pela mística toda criada em torno do Hemingway, achei que ele poderia ter feito mais. EXPECTATIVA é uma bosta, né?

O enredo conta a história de Santiago, um velho e sábio pescador que passa 84 dias sem pescar nada, até dar de cara com o demônio em forma de peixe. Na verdade, não há qualquer alusão sobre o coisa ruim, mas o peixe de mais de 50 metros de comprimento travará uma luta infernal com o pobre pescador.

Talvez Heimngway quisesse dizer algo de como é o próprio processo de escrever... de como é lutar com um diabo dentro e fora do próprio corpo. Talvez eu comece a entendê-lo melhor...Talvez eu tenha gostado do livro mais do que eu e o meu demônio sabemos... Talvez.

4 comentários:

LU disse...

Oi!!
To voltando!!!

Aos poucos!!!

Eu adorei esse post!!

Eu nunca li esse livro do pescador nao...
Mas vi o filme, e adorei o filme!!!

Nunca refleti sobre o q pode significar essa batalha com o peixao...
Mas realmente agora parando p pensar faz sentido o q vc diz!!!
Talvez seja a monotonia do dia a dia q faz com q as pessoas caiam em tentacoes e facam coisas erradas...
Sei la'...
Da' p viajar muito!!!

Olha q legal o q ta' acontecendo comigo agora... voltando do servico em Green Park Station eu achei uma bolsa feminina perdida no metro... peguei um celular q tava dentro e tentei achar algum telefone p tentar devolve-la, mandei ate' msgs p umas amigas da dna da bolsa... mas nada...
aqui em casa a galera queria fucar em tudo, mas eu nao achei certo e nem sequer abrimos a carteira da moca e tal...
Agora as 3am ela ta' vindo aqui busca-la...
Pode ser q tenha umas fotos legais na carteira ou no celular, pode ter dinheiro... etc...
Mas eu lutei contra esse peixao e venci!!!

Bjssss

LU disse...

Ahhh...e mais uma coisa sobre o q vc postou...

realmente ter uma expectativa estraga toda 1a impressão de qq coisa...
e' um "pre-conceito" q ja' e' na verdade um sentimento concebido...

tipo assistir uma sequencia de filmes... e sempre achar q o 2o nao superou o 1o... etc... E' sempre assim!!!
So' tem um filme q mandou benzaaaaco, "O Albergue"... alias todos devem ver os 2 filmes!!!

E' isso..

bjao!!!

LU disse...

quando tem post novo????

LU disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!! Posta algo novo!!!!!