quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Minha vida num delay!


Delay: o termo técnico usado para designar o efeito retardo de sinais em circuitos eletrônicos; geralmente o atraso de som nas transmissões via satélite.

Sabe quando vc tá vendo aquela repórter bonitona falando na TV e tem a sensação de que o som tá chegando depois? A boca fica estranhamente se mexendo e você não consegue sincronizar seus movimentos com aquilo que você ouve... Pois bem, isso é o delay no mundo da imagem e do som.

No mundo da minha vida, o delay tem a ver com uma outra palavrinha....

P R O C R A S T I N A Ç Ã O!

Que eu sempre fui a “ah, deixa que eu faço depois”, isso é verdade. Mas as coisas começaram a piorar consideravelmente de uns anos para cá.

Na verdade, as coisas degringolaram de vez quando eu finalmente entrei na vida adulta, coisa que eu procrastinei bastante, por sinal.

Com quinze ano eu já era a mestre guardiã da frase: “por que fazer hoje aquilo que eu posso fazer amanhã?”. Com 18, aperfeiçoei meu repertório: “por que fazer amanhã aquilo que eu não vou fazer nunca?”. Aos 26, cheguei à perfeição: “por que fazer?”.

Com muito esforço, consegui fazer essas coisas que todo mundo faz sem saber por quê: fiz faculdade, arrumei emprego decente, tô até fazendo pós-graduação... mas todo o resto da minha vida se instalou no caos.

A sensação que eu tenho é que eu to num eterno delay, resolvendo coisas atrasadas que não terminam nunca. Só que a vida não para e enquanto eu resolvo o que já deveria tá resolvido, outras coisas vão acontecendo. No final, nada está sincronizado e a simples tarefa de viver se transforma numa arrastar de correntes.

Achei uma explicação bem interessante sobre procrastinação:

“... Isso realmente acaba se tornando um problema sério, e é difícil sair dele. E o que piora o problema é quando sempre tudo acaba dando certo. Procrastinar é uma arte; para se tornar mestre dela, basta se tornar mestre na habilidade de saber exatamente o ponto exato onde se deve parar de procrastinar para fazer o que você tem que fazer, de forma que consiga fazer.
Se você procrastina demais e acaba se ferrando por causa disso, você aprende a lição e acaba parando de procrastinar. Se você procrastina de menos, bom, então você não tem um problema.

Agora, se você procrastina o tanto exato, você estará preso para sempre. Você sempre irá maximizar a procrastinação. Você vai ficar vendo filmes o dia inteiro para de noite estudar o tanto exato, nas últimas horas exatas, para passar na matéria. Você vai ficar lendo notícias o dia inteiro para na última hora do expediente fazer aquela coisa pendente e terminar no momento exato em que seu chefe perguntar se ela está pronta.
Você se torna um mestre na arte da procrastinação quando perceber que, se tivesse começado aquelas coisas que você adiou tanto apenas 5 minutos mais tarde, teria se ferrado monumentalmente.
Agora, para as demais pessoas, isso pode parecer uma coisa boa. O que pode ser melhor do que demorar o tempo exato para fazer as coisas, mesmo que de última hora?
O grande problema é que procrastinadores sofrem de culpa. MUITA CULPA.

Enquanto procrastinam, eles não conseguem fazer outras coisas produtivas, úteis ou divertidas. Eles ficam checando e-mails. Lendo feeds. Vagando no Orkut. Ou seja: procrastinadores são as pessoas que administram seu tempo da pior forma possível.
E é duro sair disso. É quase um vício. Você sabe que aquilo é irracional, sabe que não faz sentido, mas você não consegue parar.”

E daí tudo vira delay. Tudo no tempo errado.


E correr atrás do prejuízo é fodaaaaaa! Cansa pra burro, e chega uma hora que vc desiste. Eu já tentei por minha vida em dia duzentas vezes. Só que o delay é fogo!


Retomar a consciência que vc precisa para resolver um problema que este já aconteceu há seis meses é muito mais difícil do que estar desperto e consciente para resolver no momento em que se pode. Não sei por que eu ainda não consegui entender isso. Ou melhor: não sei por que estou procrastinando essa mudança de atitude?

Mas este post é para dizer que eu vou tentar mais uma vez. Mais uma vez eu vou parar de procrastinar. Ou tentar de parar. Mais uma vez. Só mais uma. Amanhã.

Um comentário:

Isabelle Mara disse...

Estou ainda meio atonita porque encontrei esta página que me parece linda e repleta de textos emocionantes. Só não sei se este comentário chegará a ser lido, porque não sei se vou acertar publicá-lo.
Um grande abraço,
Isabelle Mara