segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fichamento n. 6 (OU NIILISMO, PARTE II)


Pais e Filhos, de Ivan Turgueniev.

No começo do semestre passado conheci o Flavio. Lisérgico.
Uma dessas pessoas capazes de falar duzentas milhões de palavras em 10 minutos. Adorei logo de cara.

O fato é que ele estuda literatura russa, mais especificamente o Dostoievski. No nosso primeiro email trocado, percebi que ele assinava como Bazarov...

Curiosa, fui atrás do famigerado personagem.

Daí que, depois de algumas voltas, cheguei ao livro Pais e Filhos, de Ivan Turgueniev.

Um livro bom. Na verdade, uma obra relativamente importante na literatura russa, que popularizou o termo niilismo, aplicado legitimamente ao protagonista Bazárov.

O enredo conta a história de dois jovens amigos (Bazarov e Arcadio), que retornam da capital para visitar suas familias no campo. Além da mocidade, trazem um ar niilista, que nega toda a autoridade e todo o princípio sem exame.

Só que no meio do livro Bazarov, irremediavelmente niilista, se apaixona e coloca em dúvida todo o princípio da negação.

Sem dúvida, uma forma que o próprio Turgueniev encontrou de criticar o niilismo radical.

É... realmente não dá pra negar todas as coisas. Infelizmente existem coisas que nunca nos serão indiferentes.

Por mais que meus pés me levem por este caminho, em algumas pedras eu sei que nunca vou pisar.

Foda 2.

Um comentário:

Questão Fundamental disse...

Poxa vida, o que eu fiz de errado para ser privado de tão belas letras postas????.

um grande bjo